Wednesday, June 18, 2008


HÁBITOS MENTAIS

(mudança de)

Desde que evoluir, se desenvolver, viver e vencer dependem do pensamento, porque dele provêm, é importante pensar de forma variável, substituindo pensamento incorreto por outro favorável. Como é do ser humano, temos o hábito de dizer que não sabemos discernir qual o pensamento ideal daquele outro que é pernicioso, mas basta que façamos uma avaliação sincera do que usamos de bengala para sustentar o já experimentado e perturbador, e descobriremos qual nos entorpece.

A princípio, a acomodação nos levará a repetir-nos e a não acreditar no êxito da experiência em formação. Cabe-nos, nesse caso, insistir e perseverar, procurando abrir espaço no campo mental viciado, plantando as sementes novas do otimismo e da esperança, a fim de sair do estado doentio. Logo depois, é imprescindível começar a valorizar tudo quanto se encontra à nossa volta, estabelecendo novos padrões de compreensão, assim libertando-nos das construções negativas, pessimistas e perniciosas.

O novo hábito irá se implantar lenta, mas continuamente no subconsciente, até tornar-se parte integrante do comportamento.

Pensar bem ou mal é uma questão de hábito. Toda vez que ocorrer um pensamento servil, doentio, perverso, malicioso, injusto, de imediato substituí-lo por um digno, saudável, amoroso, confiante, justo, sustentando-o com a onda de irradiação do desejo de que assim seja realizado. O que se pensa torna-se realidade, como é natural. Como imagina o homem em seu coração, assim ele é.

Eis por que pensar e agir são termos da mesma equação existencial.

Primeiro pensar, para depois agir, a fim de que não venha a agir antes, arrependendo-se quando passe a ponderar no ato realizado.

1 comment:

Unknown said...

Existe uma regra simples:
Pensar antes de agir, pois palavras ditas não voltam mais, assim como pedras jogadas no lago, não as voltam em suas mãos...
O ato feito por impulso, pode mais tarde ser arrependido...Por isso, agir com a razão é sempre mais confiável do que agir com a emoção...
Discernir o que é certo do que é errado, isto depende do ponto de que se é analisado, porém temos que imaginar, ou pelo menos tentar, se o ato ou comportamento ali realizado, irá te beneficiar e não no futuro prejudicar o outro.
Certo e errado sempre existerá, cada um tem um olhar sobre determinado assunto, logo temos as discussões e conversas, diálogos para que se possa entrar em comum acordo..
Paremos para pensar...
Ato certo: é aquele que te beneficia de alguma forma, e não causa nenhum transtorno a outra parte envolvida
Ato errado: quando se prejudica alguém, ou até a si
A melhor forma de se comportar, é pensar com a razão e agir com a emoção...mas tudo em conjunto...
Ter a humildade de voltar atrás deixando o orgulho de lado, para assumir um erro, e tentar fazer certo da próxima vez, isso será um êxito...
Por consequência poderá mudar palavras ditas, e tentar buscar aquelas pedras que foram lançados ao lago...